sexta-feira, 11 de março de 2011

Eleições para a APCEF: Chegou a hora de Mudar!

Unificação da oposição e renovação anunciam o melhor momento para resgatar nossa entidade



Empregados e entidades sindicais em todo país fazem encontro nacional pela  Isonomia em 2010
Uma nova geração de empregados e empregadas ingressaram em nos­sa empresa nos últimos anos. Após o período de integração, percebem que o trabalho, a intensidade das filas e a pressão por resultados são problemas mais sérios do que imaginavam. Eles não viveram o intenso processo de desmonte da década de 90, no entan­to, junto com os antigos funcionários, percebem que os ataques aos empre­gados não cessaram, pelo contrário crescem dia a dia.

A razão desse processo é que o pro­jeto para Caixa é abandonar cada vez mais seu caráter social e se tornar um banco totalmente comercial. Assim, se persegue o lucro a todo custo, impõe-se um ritmo de trabalho alucinante e reestruturam o serviço em busca do ganho de escala.

E trabalhando cada vez mais, com um salário rebaixado e com retirada de direitos, nos transformamos na fonte direta do lucro. Lutamos muito e tam­bém conquistamos, mas assistimos a nossa condição funcional regredir e são cada dia maiores os nossos proble­mas. Nossa luta por carreira, jornada de 6h, por saúde e respeito às diferen­ças, vem sendo protelada. 


Existem os que resistem, que não querem deixar a história do banco ser ditada pelos resultados econômicos. Que se sensibilisam ao verem cole­gas afastados por doenças ocupacio­nais, que sentem o peso de um traba­lho exaustivo na bateria de caixas, no atendimento comercial e social. Toda essa demanda se reverte nas pilhas de processos exe­cutados com prazo apertado nas áreas meio e nas celu­las de apoio ao atendimento. Onde vamos parar? Foi para isso que lutamos? Para onde vai a Caixa? Essas perguntas foram dei­xadas para as nossas entidades, trans­ferimos uma responsabilidade que é nossa. O resultado? Nossos interesses foram colocados em segundo plano, a entidade faz negócios com a empresa e não mais entende quais são nossas necessidades.

A cada greve vemos os nossos inte­resses vendidos em mesas de negocia­ção. E a dignidade de uma categoria com uma forte tradição de luta é cada vez mais ameaçada por uma direção controlada pela empresa e pelo gover­no!

A solução para o problema segundo a empresa, é a saída individual, onde lu­tamos uns contra os outros por uma co­missão, mas sabemos que não há lugar para todos. Já para a direção sindical atual, a solução são as eternas nego­ciações, que dissociadas da luta real, só ajudam a derrotar os empregados. Para nós, a saída é outra, acreditamos na luta coletiva, que com participa­ção e engajamento podemos mudar!

Por isso, nós da Oposição Unificada, nos dirigimos a todos os funcionários para dizer que estas eleições da APCEF são uma grande oportunidade para mudar  os rumos de nossa luta. Podemos re­cuperar nossa entidade para a luta pelo salário, para o combate ao assédio, para a promoção da integração dos funcionários.É preciso é que você em sua agência ou departamento discuta, colabore e tome em suas mãos a tarefa de resgatar a APCEF e assim construir uma nova realidade em nos­so local de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog